E-commerce e a influência das redes sociais

Publicado: 23 de junho de 2014

O Brasil já é considerado uma potência no mundo digital e isso inclui tanto a presença nas redes sociais como a utilização de sites para realizar o desejo de compra dos mais variados produtos.

Devido a esse crescimento e destaque dado ao e-commerce, cada vez menos usuários sentem receio em comprar pela internet.

Porém, isso não quer dizer que a maioria deles não toma o cuidado necessário antes de confiar seus dados pessoais e a entrega do produto desejado nas mãos da loja online em questão.

O básico para um E-commerce

Considerando o poder da internet não é de se surpreender que a sua reputação dentro dela seja fundamental para a sobrevivência do seu negócio digital.

Quando analisamos a internet é impossível não falar sobre as redes sociais. Até porque o Brasil ocupa o 2° lugar entre os países com o maior número de usuários que acessam diariamente as redes sociais.

Isso mostra como o público brasileiro é ativo na internet e como os usuários tem o poder de transmitir suas próprias opiniões e influenciar pessoas.

Sendo assim, redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e sites como Reclame Aqui!, Buscapé e etc ocupam lugares de protagonistas na estratégia de marketing digital de um e-commerce. Já que são nesses espaços que o público-alvo está presente e é através desses sites que as pessoas expõem suas opiniões e experiências em compras pela internet.

Medir a sua reputação

Essa informação mostra como sua reputação dentro das redes sociais é importante para o seu e-commerce ser bem sucedido.

A necessidade de criar uma reputação acarreta não só em oferecer um bom produto, como em ter um bom atendimento e saber interagir com o público.

Uma das características dos usuários adeptos a compra online é pesquisar a reputação do e-commerce. O que significa que tanto a qualidade do produto vendido, como o prazo de entrega, o gerenciamento de crises e o suporte aos clientes, são avaliados antes de uma possível compra ser finalizada.

e-commerce

É preciso passar credibilidade

Um e-commerce é praticamente obrigado a realizar uma boa gestão das redes sociais e um bom atendimento ao cliente.

Para as vendas online transmitirem credibilidade certa para o consumidor finalizar a compra, além de um site atrativo e seguro, a loja virtual precisa contar com o suporte das redes sociais para ver e ser visto pelo seu público.

Uma rede social mal gerenciada pode transparecer para o cliente que o e-commerce de interesse não é tão profissional quanto aparenta ser, já que oferece um atendimento ruim, ou até mesmo inexistente.

Influência que faz a diferença

Um pequeno e-commerce pode ganhar grande destaque na internet se conseguir superar as expectativas do cliente, melhorando sempre a experiência dele com a loja.

É importante fazer da rede social não só um canal de divulgação, mas também um local para interagir com o público -alvo, onde é preciso falar e ouvir o consumidor.

Se um bom trabalho na internet e redes sociais possui o poder de alavancar um negócio, uma comunicação mal gerenciada também pode levá-lo a falência. Por isso, preocupe-se sempre com a reputação do seu e-commerce e em interagir com seu consumidor.

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