Passo a passo de como montar uma loja virtual: aprenda aqui!

Publicado: 2 de maio de 2018

Todos os dias surgem novos negócios na internet. A web tem seduzido empreendedores, por oferecer uma maior facilidade e um menor custo em relação aos pontos comerciais físicos e na abertura do comércio das empresas. Mas engana-se quem pensa que montar uma loja virtual é tarefa simples. É necessário estudo e conhecimento sobre o mercado que pretende entrar.

Por isso, a seguir, apresentaremos algumas dicas para facilitar a vida de quem deseja se aventurar no ambiente de vendas online. Confira!  

Registre o seu domínio

Para montar um e-commerce, é preciso a criação de um site. Portanto, um dos primeiros passos no desenvolvimento de uma loja virtual é registrar o seu nome de domínio, que nada mais é do que o nome do seu site. A consulta do seu domínio pode ser feita por meio do site Registro Br.

Plataforma

O próximo passo é definir qual plataforma você utilizará para criar sua loja virtual. A plataforma é o sistema responsável pelo gerenciamento de suas vendas e exposição de sua marca no meio digital.

Atualmente, existem 3 tipos de plataformas disponíveis: gratuitas, de código fonte aberto e paga. Na gratuita, a vantagem está nas facilidades de personalização, porém, é comum ocorrer algumas instabilidades no sistema.

A paga, por sua vez, garante um software de maior qualidade e maior estabilidade. Já as de código de fonte aberto exigem que você tenha conhecimentos da plataforma ou contrate profissionais da área.  

Pagamentos

Outro passo que deve ser avaliado com cuidado pelo lojista é o modelo de pagamento online que utilizará. Dessa forma, o empreendedor pode optar por 3 modalidades:

Intermediadores de pagamentos

É a solução mais indicada para quem está começando a montar uma loja virtual. Os intermediadores costumam cobrar uma taxa fixa por transação, além de um valor variável sobre o valor da venda.

Gateways de pagamento

Funcionam da mesma maneira que uma máquina de cartões de crédito. Neste caso, é cobrado somente um valor fixo por transação. 

Integração direta com a adquirente

Este modelo é recomendado para companhias de grande porte. É um método bastante semelhante ao gateway de pagamento, pois você mantém contato direto com o adquirente. 

Segurança

Seus potenciais clientes precisam sentir total confiança no seu site quando desejarem efetuar uma compra. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas.

A primeira delas é garantir o certificado SSL (Secure Sockets Layer). A solução serve como uma proteção para todos os dados e informações disponibilizados por seus clientes na hora da compra.

Além do SSL, é interessante também você adquirir um modelo de pagamento que tenha um bom sistema de segurança nas transações e selos de segurança (oferecida por empresas especializadas na área).  

Marketing

Assim que o seu e-commerce estiver na web, você precisará reservar tempo e investimento para atrair clientes por meio de ações de marketing. Recomendamos que você invista em:

  • Redes sociais: crie anúncios, chamadas e conteúdos interessantes para a sua loja virtual;
  • Google Adwords: use a ferramenta de anúncios do Google, que permite que o seu negócio apareça nos primeiros resultados do buscador, gerando um grande número de visitantes em um curto prazo;
  • Conteúdo: a criação de conteúdos sobre o seu negócio em blogs e outros canais é um método que traz bons resultados a longo prazo;
  • Email marketing: mantenha uma lista de clientes e promova a comunicação de sua loja enviando e-mails sobre novas ofertas, lançamentos, vouchers de desconto e muito mais.

Logística e frete

A logística na hora de montar uma loja virtual é também um dos principais fatores a ser pensado. É nesta área que, normalmente, os consumidores costumam demonstrar maior insatisfação.

Resumidamente, há 2 maneiras de efetuar a entrega: por meio dos correios ou através de transportadoras. Caso você comercialize produtos médios e pequenos, aconselhamos o uso dos Correios. Você deve estar ciente, porém, dos riscos de ser prejudicado por eventuais paralisações.

Há também a possibilidade de utilizar transportadoras. As transportadoras são mais estáveis e os riscos de prejuízos são muito menores. Além disso, não há limitação de peso e tamanho como nos Correios. O custo, no entanto, é mais alto.

Agora que você já sabe o passo a passo de como montar uma loja virtual, aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro das novidades! 

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