Facebook Ads ou Google Adwords: qual a melhor opção para você?

Publicado: 18 de abril de 2018

Se você já pensou em investir em mídia paga, certamente se deparou com algumas opções, como o Facebook Ads ou Google AdWords. Para manter um negócio competitivo é preciso investir em ações de marketing digital, logo, saber escolher a melhor estratégia pode ser o diferencial para o seu negócio. 

Entenda, neste post, qual a função de cada tipo de anúncio e como utilizá-lo no seu planejamento. 

Quais as vantagens ao investir em mídia paga? 

Anunciar em plataformas online possibilita que sua empresa seja encontrada pagando valores menores em relação às mídias tradicionais.

Além disso, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio, possibilitar a segmentação dos conteúdos, conforme a persona e o estágio do funil de vendas, e diminuir o ciclo de vendas, por meio de anúncios estratégicos voltados para o fundo de funil.

Como funcionam as plataformas?

As duas plataformas possibilitam a criação de anúncios a um preço baixo. Por exemplo, é possível converter uma venda investindo R$ 5,00, mas isso dependerá do ciclo de vendas e do valor do seu produto.

Ambas oferecem opções de anúncios e variações de segmentações. Entretanto, as opções de publicidade possuem algumas diferenças entre si, tanto na forma de execução quanto nos objetivos empregados. Por isso, o que influenciará na sua decisão será a estratégia escolhida.

Conheça um pouco mais de cada plataforma:

Facebook Ads

A rede social Facebook possui uma plataforma de anúncios, o Facebook Ads. Analisando e rastreando o comportamento dos usuários, o gerenciador de anúncios oferece opções de publicidade com texto e imagem que serão mostradas no feed de diversos tamanhos e localização na tela: na lateral direita, entre postagens e durante vídeos. A campanha pode ser cobrada por número de visualizações ou de cliques.

Veja alguns números do Facebook:

  • a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês;
  • a rede conta com 1 trilhão de visualizações por mês;
  • os anúncios podem alcançar 43,8% de todos os usuários da internet. 

Essa estratégia é ideal para atrair potenciais clientes em estágio inicial do funil de vendas, pois, como a segmentação é feita baseada em interesses gerais e não em interesses de pesquisa, como ocorre no Google AdWords, os usuários ainda não conhecem o seu produto ou marca.

Sendo assim, por mais que o Facebook seja direcionado para um público específico, o anúncio tem menor taxa de conversão pelo estágio do funil de vendas do usuário. 

Google AdWords 

Google AdWords é o líder de mercado de anúncios e, por possuir funcionalidades diferentes das do Facebook, pode ser mais eficaz em alguns casos.

Diferentemente da rede social, o Google mostra seus anúncios no exato momento em que os usuários pesquisam algo relativo ao seu negócio no buscador. O sucesso da plataforma pode ser explicado pelo investimento em inteligência artificial e aprendizagem automática para melhorar os resultados.

Veja alguns números do Google:

  • a plataforma recebe mais de 40.000 pesquisas por dia e 180 bilhões de pesquisas por mês;
  • 2,6 bilhões de anúncios são exibidos nas pesquisas mensalmente;
  • 90% dos usuários são impactados por ads do Google. 

O AdWords é limitado quanto à criação de seus anúncios. Só é possível criar textos e redirecioná-los para o seu site ou mídias sociais. Ao criar a campanha, você dará um lance em uma palavra-chave escolhida e, quando alguém fizer uma busca e clicar no seu anúncio, você será cobrado.

Além disso, as opções de segmentação são mais limitadas que o Facebook e, devido à concorrência das palavras-chave, os anúncios variam o preço, podendo ficar mais caros. 

Facebook Ads ou Google AdWords? 

Depois dessa apresentação, você deve estar pensando qual a melhor opção. Na verdade, não há uma escolha certa.

Utilizando as plataformas em conjunto, os anúncios conseguem atingir leads em estágios diferentes do funil. Você pode focar as estratégias de anúncios do Facebook para trabalhar o branding e reconhecimento da marca, ação voltada para o topo de funil, como também comprar palavras-chave focadas na conversão e atrair leads do fundo de funil. 

Facebook Ads ou Google AdWords? Mostramos aqui que a melhor opção é trabalhar com as duas plataformas.

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