5 exemplos de tipos de e-mail marketing para usar na empresa

Publicado: 3 de maio de 2018

O e-mail marketing foi uma das primeiras ferramentas utilizadas no marketing digital. Por ser pioneiro, não significa que o recurso esteja ultrapassado, muito pelo contrário. Segue sendo um ótimo canal de comunicação e relacionamento com clientes.

Há diferentes exemplos de e-mail marketing que podem ser empregados na sua empresa. Os conteúdos variam de ofertas e lançamentos a newsletters, datas comemorativas e muito mais.

Confira agora 5 formatos de e-mail marketing e saiba como eles podem ajudá-lo na estratégia de marketing da sua empresa.

1. E-mail promocional

O e-mail promocional é um dos modelos mais utilizados pelas companhias. Tem como principal objetivo a promoção de uma oferta de produto ou de um serviço para a base de contatos do empreendimento. 

Além de promoções e ofertas, são considerados também como e-mail promocional o lançamento de novos produtos ou serviços, download gratuito de e-books, propostas de upgrade, entre outros materiais.

Nesse exemplo de e-mail marketing, focado especialmente em conversões, é preciso estar atento para fazer uma boa segmentação do público para o qual será realizada a ação. Os usuários podem ser filtrados por idade, gênero, localidade, leads, ex-consumidores, entre outros.

2. E-mail relacional

Entre os exemplos de e-mail marketing, também se destaca o e-mail relacional. Nesse tipo de e-mail, o ponto central das ações está no relacionamento com a sua base de contatos.

Fazem parte desta categoria o conteúdo de boas-vindas para um novo assinante, artigos de blog, pesquisas de opinião e novidades em geral. Deve-se ter como foco o envio de informações relevantes sobre o seu negócio ou a respeito do seu nicho de mercado.

Lembrando que a segmentação na hora da ação de e-mail marketing segue valendo para essa modalidade.

3. Newsletters

A newsletter é também uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento com o cliente. Trata-se de atualizações mensais ou semanais com conteúdo relevante à sua base de contatos.

O conteúdo da sua newsletter pode variar bastante, desde que seja atraente ao seu público. Você pode enviar, por exemplo, notícias da empresa ou do mercado, novidades, dicas, opiniões e tendências. 

Dessa forma, além de manter um bom relacionamento com a sua lista de contatos, você estará educando os usuários sobre o seu negócio e os tornando ainda mais engajados.

4. Modelo de e-mail especial/sazonal

Outro exemplo de e-mail marketing é o chamado e-mail especial ou sazonal. Esse modelo é ideal para o envio de mensagens aos usuários em datas especiais.

As campanhas podem se referir à data de aniversário do cliente, datas comemorativas em geral e felicitações por algum triunfo. A principal ideia é fazer com que seus leads e clientes se sintam lembrados e se considerem especiais para a sua empresa.

Esses e-mails, geralmente, são acompanhados de peças visuais e textos curtos, de forma a gerar uma impressão positiva imediata ao leitor.

5. E-mail transacional

O último modelo em nossa lista é o e-mail transacional. Esse tipo comporta as mensagens que você recebe após realizar alguma ação em uma empresa, que pode ser uma compra na internet, a criação de uma conta, a recuperação de uma senha, entre outros.   

No post de hoje, você aprendeu sobre e-mail marketing e os principais modelos dessa ferramenta que podem ser utilizados na sua empresa. Dependendo da sua estratégia, você pode empregá-lo em promoções, relacionamento com o cliente, datas especiais, entre outros, melhorando consideravelmente seus resultados.

Gostou de nossos exemplos de e-mail marketing? Fique por dentro de assuntos como esse e curta nossa página no Facebook. Até a próxima! 

preparado para impulsionar o seu negócio?
Pular para o conteúdo
TOPO